terça-feira, 6 de abril de 2010

Havaí - Arquipélago em contante formação


Antes de mais nada.....O PARAÍSO

O Havaí é isto e muito mais...E tenha certeza que ele vai te entregar tudo aquilo que você sonha em encontrar. E o melhor é que você terá que procurar pelos sonhos, pois "o" Havaí são muitos.

Vai encontrar o mega turístico, com arranha céus e trânsito e muitos, muitos orientais (Tóqui está apenas seis horas de voo direto) assim como praias desertas, paradisiacas e com a sensação de "quase" privativas. Portanto, sair a campo (ou ao mar...) será necessário, assim como a lehor parte de sua viagem.

Portanto, para começar, vamos estudar um pouco...


Formação das Ilhas Havaianas


O Havaí é um arquipélago isolado no meio do oceano Pacífico e um dos 50 estados americanos. Por uma área de 16.650km espalham-se 132 ilhas, das quais oito se destacam. O ponto de chegada de turistas é a capital Honolulu, ilha de Oahu. Daqui se viaja para outras ilhas, de avião ou de barco.

Ciclo da vida


As Ilhas Havaianas são a ponta de uma vasta cadeia de vulcões que se estende por quase 5.000km, do Havaí até a fossa Aleuta, no Pacífico Norte. A maioria deles não passa de pequenas elevações submersas cercadas por corais, mas no passado muitos foram enormes vulcões no formato de domo. O mais recente (Kilauea) ainda expele lava balsática, fazendo com que a chamada Ilha do Havaí (ou Big Island) ainda continue se expandindo. Este processo de destruição e criação se repete há 70 milhões de anos.

Um pouco de História

O arquipélago que forma o Havaí é conhecido historicamente pelo nome de Ilhas Sanduíche. O arquipélago havaiano era povoado por polinésios, sendo que a região era governada por vários chefes polinésios locais, até 1810, quando Kamehameha I centralizou o governo do arquipélago, e instituiu uma monarquia.

O Havaí é o único Estado americano cujos nativos utilizaram-se da monarquia como forma de governo. Em 1894, o arquipélago tornou-se uma república, e quatro anos depois, em 1898, foi invadido militarmente e anexado pelos Estados Unidos da América, tornando-se um território americano em 1900. Desde então, grande número de pessoas com ascendentes europeus, vindos de outras partes do país, bem como imigrantes asiáticos, instalaram-se no Havaí, dando à população local um aspecto altamente multicultural.

A base naval americana de Pearl Harbor foi atacada por aeronaves da Marinha Imperial Japonesa, em 7 de dezembro de 1941. O ataque fez com que os Estados Unidos entrassem oficialmente na Segunda Guerra Mundial. Mais de 2400 pessoas morreram no ataque. Em 21 de agosto de 1959, o Havaí tornou-se o 50.º e último Estado americano a entrar à União.

Primeiros habitantes

Nativos polinésios viviam no arquipélago havaiano muito tempo antes da chegada dos primeiros europeus. Os atuais nativos havaianos são descendentes de polinésios que chegaram à região há alguns milhares de anos, vindos de outros arquipélagos da Polinésia. Não se sabe ao certo quando é que estes primeiros nativos desembarcaram no arquipélago do Havaí, mas estimativas variam entre dois e três mil anos atrás.
Entre cerca de 1,5 mil e 1,2 mil anos atrás outro grupo polinésio, vindo do Taiti, desembarcou no arquipélago havaiano. Este novo grupo eventualmente exterminou a antiga população nativa. Os atuais nativos havaianos são descendentes deste último grupo de polinésios. Não se sabe exatamente como que estes polinésios chegaram à região, embora muitos assumam que eles tenham sido transportados em canoas e pequenos barcos a vela.

Antes da chegada dos primeiros europeus, em 1778, os nativos do Havaí viviam em uma sociedade altamente organizada, auto-suficiente e subsistente, baseado no arrendamento de terras comunais, possuindo um sofisticado idioma, cultura e religião.

Até 1900

Um dos primeiros exploradores europeus a desembarcar em terras havaianas foi o explorador britânico James Cook, em 18 de janeiro de 1778. De acordo com a página do Governo Regional dos Açores, já no século XVI as ilhas do Havai foram avistadas por um navegador português ao serviço de Castela. Não obstante, Cook é que é creditado com a descoberta do arquipélago por ter sido o primeiro a registrar oficialmente a descoberta, bem como o primeiro a fornecer as suas coordenadas geográficas. Cook nomeou o arquipélago de Ilhas Sanduíche, em homenagem ao Duque de Sandwich, um lorde britânico, nome este que é ainda utilizado em alguns atlas.


Em 1782, um líder indígena, Kamehameha, iniciou uma longa guerra, que duraria 13 anos, contra outras tribos polinésias da região. Auxiliado por armas modernas, comercializadas com os navegadores e comerciantes europeus e americanos que utilizavam ilha como escala em suas viagens, Kamehameha uniu todo o arquipélago, com exceção das ilhas de Kaua‘i e de Ni‘ihau, em 1795. Kamehameha comandou duas invasões contra estas ilhas, em 1796 e em 1803, que fracassaram devido a uma rebelião e a uma epidemia, respectivamente. Enquanto isto, Kamehameha instituiu um sistema de administração política baseada em padrões de governo do Ocidente. Kamehameha instituiu uma monarquia no Havaí, e apropriou-se de todas as terras do arquipélago, cedendo lotes de terra para famílias rurais.

Cerca de quinze anos depois, em 1810, Kaua‘i e Ni‘ihau concordaram em unir-se pacificamente ao Reino de Kamehameha. A dinastia Kamehameha governaria o arquipélago até 1872. Ao longo do século XIX, a economia do Havaí prosperaria, com a venda de madeira de alta qualidade para a China até a década de 1830, com a venda de água potável e suprimentos para navios fazendo viagens no Oceano Pacífico desde a década de 1820, com a venda de cana de açúcar desde 1830, e de abacaxis da década de 1880 em diante.

O filho mais velho de Kamehameha, Kamehameha II, tornou-se o monarca do arquipélago havaiano em 1819, após a morte de seu pai. Kamehameha II aboliu a prática da religião havaiana em lugares públicos, embora permitisse esta prática em lugares privados. Em 1820, o governo americano enviou um grupo de missionários e professores brancos protestantes, que eventualmente converteriam a maior parte da população do Havaí para o protestantismo. Criaram também uma forma escrita para o idioma havaiano e fundaram as primeiras escolas no Havaí.

Kamehameha II criou a primeira constituição do Havaí em 1840, e um sólido governo central composto pelos poderes executivo, legislativo e judiciário. O governo americano reconheceu o Havaí como um país independente.

Em 1874, Kalākaua tornou-se rei do Havaí. Ele promoveu os costumes e a cultura havaiana entre a população nativa. Porém, a população do Havaí, especialmente agricultores, não gostavam dos laços políticos e econômicos que Kalākaua tinha com o governo e comerciantes americanos. Entre outros atos, Kalākaua permitiu que os americanos construíssem uma base naval em Pearl Harbor. Kalākaua foi obrigado a criar uma nova constituição em 1887, que limitava seus poderes. Quando Kalākaua morreu, sua irmã, Lili‘uokalani, tornou-se rainha do Havaí. Lili‘uokalani apoiava a população havaiana em seu descontentamento contra a população de descendência européia e asiática. Porém, à época, comerciantes e agricultores americanos já controlavam muito da economia do Havaí. Em 1894, em uma revolução, tropas americanas e grupos militantes liderados por americanos, alemães e britânicos, tomaram o Havaí e depuseram Lili‘uokalani.

Ainda em 1894, uma república foi instituída, com um americano, Sanford Dole sendo presidente. A república foi abolida em 1898, o Havaí foi oficialmente anexado pelos Estados Unidos no mesmo ano, e em 14 de junho de 1900, o Havaí tornou-se oficialmente um território dos Estados Unidos.

1900 - Tempos atuais

Em 1927, dois tenentes americanos realizaram o primeiro vôo entre os Estados Unidos contíguos e o Havaí. Em 7 de dezembro de 1941, a base naval americana de Pearl Harbor foi atacada por aviões da força aérea japonesa, pois estes já sabiam da intenção dos ianques de entrar na Guerra, para proteger os investimentos na Europa. Este ataque, que destruiu vários navios, aviões e instalações militares, bem como a morte de mais de 2,4 mil pessoas militares, fez com que os Estados Unidos oficialmente entrassem na Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados.

Lei marcial foi declarada no Havaí. O estado de lei marcial foi revogado somente em 1944. A grande população japonesa do Havaí fez com que muitos cidadãos americanos de origem européia temessem sabotagem ou espionagem por parte dos americanos de descendência japonesa vivendo no oeste americano, inclusive no Havaí. Porém, ao contrário do que aconteceu no continente (especialmente na Califórnia), americanos de ascendência japonesa não foram obrigados a mudarem-se para campos de concentração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário